Praia do Saco da Mãe Maria, um espetáculo à parte...

Quem pode imaginar que por de trás do Morro do Alegre, localizado entre as praias da Barra Seca e Vermelha do Norte, está a fascinante praia do Saco da Mãe Maria. Ao lado direito da praia Vermelha, inicia-se uma pequena trilha que percorre o devastado morro do Alegre e em apenas três minutos nos revela uma inigualável vista panorâmica que, como por encanto, do outro lado é tomada pela rica Mata Atlântica. Totalizando a soma de apenas cinco minutos de caminhada, nos deparamos com um lugar inesquecível... onde impera o primitivismo. Sua forma geográfica de um saco sugere o nome, porém ninguém sabe exatamente porque “Mãe Maria”. Alguns ousam dizer que em tempos passados havia uma senhora chamada Maria, que morava pela redondeza.
O quadro que se abre à nossa frente ao chegar na costeira que leva à praia é de embebecer a alma. Ao longe, do lado direito, está toda a baía de Ubatuba e suas construções; ao lado esquerdo, está o oceano (a mar aberto) nos proporcionando a liberdade e a própria praia torna-se um espetáculo à parte. Pedras gigantes povoam a praia formando tocas de todos os tamanhos, bromélias, caraguatás e tantas outras ornamentais espécies decoram em grande estilo o lugar. As pedras são tantas, espalhadas pela praia de areias suaves, que formam diversos ambientes aconchegantes. Existe até uma delas bem próxima ao mar que foi atingida por um corisco (raio) partindo-se ao meio, assim recebendo este apelido. O destaque também é para imensa figueira bem ao centro da praia que curiosamente não abriga nenhum parasita, como é habito de todas as outras árvores da Mata Atlântica.
Contam também os mais velhos que a famoso “corpo seco” antes de hospedar-se em uma das ilhas do norte do município vagueou por lá, assustando os visitantes. A praia também foi tendência de nudismo, quando este assunto foi moda em todo o país, porém não obteve nenhum sucesso e então os adeptos, no decorrer dos anos, desistiram mesmo porque a lei municipal não permite.
O lugar que também é fonte de inspiração atraindo artistas de diversos segmentos parece mesmo guardar uma particular magia... Às vezes, some do mapa como por encanto. Isso ocorre quando a lua determina que a maré o cubra rapidamente sem que ninguém o perceba... São segredos da natureza!