Ilha das Couves, um paraíso no oceano

 

Na região norte do município, a 13 milhas náuticas da baía de Iperoig, centro da cidade, está a recortada Ilha das Couves e seu ilhote. 
O lugar ideal para mergulho é povoado por uma rica vida marinha; muitas das espécies são encontradas desde a costa sul da Argentina até o nosso Nordeste. Os amantes dos encantos do oceano irão surpreender-se nas águas que margeiam a paradisíaca ilha. Aqueles que parecem voar dentro do silencioso planeta azul poderão penetrar na intimidade de corais cérebro, arraias, golfinhos, anêmonas, peixes ornamentais de diferentes espécies e portes e, com sorte, poderão deparar-se com as raras visitas de baleias e até mesmo com os gigantes peixes-lua. Com visibilidade o ano inteiro, o lugar torna-se ideal para mergulho amador, check-out e mergulhos noturnos. Ao longo da ilha, estão três principais pontos de mergulho: o Ilhote das Couves, o paredão da ilha e o  parcel, com visibilidade média que varia de 3m a 15m com uma profundidade de 6m a 12m, sendo a temperatura variante de 20ºC a 28ºC. 
Para os que sonham com uma ilha deserta no meio do oceano, com certeza, este é o lugar ideal para refugiarem-se. O cheiro da mata funde-se à maresia; o imenso céu parece envolver o “seu mundo”; seus problemas estão distantes e seguros na costa. Agora, é só você e o planeta; observando a natureza, o tempo corre... Suas dúvidas parecem esclarecer-se e em seu interior tudo se modifica. 
Na alta temporada e feriados prolongados, muitos acampam na ilha, que conta com uma única estrutura de um morador da própria ilha: uma rústica barraca na praia, cuja extensão é de apenas 60m e próximo está a prainha com seus 20m de areias brancas. 
A ilha reserva alguns segredos: um, porque chama-se ilha das Couves, onde parece-me que nunca foi plantado um pé desta verdura; e o outro é quem teria construído um dos paredões que hoje é ponto de mergulho. 
O fascínio da ilha atraiu os grandes produtores de Festas Heavys, que tornaram-se famosas por serem produzidas inicialmente em sítios no interior do estado de São Paulo, logo tomaram conta da Capital e acabaram aportanto neste verão na ilha das Couves.
Foram realizadas diversas produções com ares psicodélicos onde tinha até borboletas gigantes. As festas duravam três dias consecutivos sem interrupção.
Quem quiser desfrutar deste fascinante pedaço de terra poderá fretar uma escuna, alugar barcos ou lanchas na região norte. Agora, se sua intenção é desfrutar um pouco mais da ilha e desejar viajar intimamente através dos conhecimentos do planeta-água deverá procurar os instrutores de mergulho da operadora NDS, através do fone: 432-3358 e informar-se um pouco mais através do site:
www.nds-mergulho.com.br . Vale a pena conferir!
Texto Claudia Oliveira  Fotos NDS Arquivo